Política da Qualidade

Política de Qualidade

A Gerência da MARCANT pretende ser uma empresa de referência no setor da pedra natural, através da prestação de um serviço de excelência.

 Para tal assume o compromisso de:

- Garantir a satisfação dos clientes através do fornecimento de produtos de qualidade e do cumprimento dos requisitos definidos;

- Estabelecer relações comerciais sólidas com os clientes;

- Dinamizar uma relação de confiança com fornecedores e outras partes interessadas;

- Promover o desenvolvimento das competências dos colaboradores e dinamizar a sua participação no contributo para alcançar bons resultados;

- Cumprir os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis;

- Avaliar e melhorar continuamente os processos e a eficácia do SGQ.

 

Avaliação de fornecedores

A MARCANT avalia os fornecedores externos cujos produtos/serviços tenham impacto na transformação do produto ou interfiram na sua entrega ao cliente. Esta avaliação é realizada anualmente.

Cada fornecedor externo é classificado, quantitativamente, através do Índice de Avaliação de Fornecedor (IAF), cuja fórmula é definida para cada tipo de produto/serviço.

 

  • Fornecedores de matérias-primas (blocos e chapas) e materiais compósitos

Os critérios para avaliar os fornecedores de matérias-primas são apresentados a seguir:

Qualidade do produto

Disponibilidade de entrega de produto

Disponibilidade para envio de ensaios

Disponibilidade para tratar reclamações

 

 

  • Fornecedores de equipamentos produtivos e ferramentas/consumíveis (ex: discos de corte, abrasivos) para as máquinas

Os critérios para avaliar estes fornecedores são apresentados a seguir:

Qualidade do produto

Prazo de entrega

Preço

Condições de pagamento

 

  • Fornecedores de madeira e caixotes de madeira

Os critérios para avaliar estes fornecedores são apresentados a seguir:

Cumprimento de requisitos legais

Quantidade entregue

Prazo de entrega

 

  • Fornecedores de processos (subcontratados) e de mercadorias de pedra natural (cubos, lancis, lajes para pavimento e revestimento

Os critérios para avaliar estes fornecedores são apresentados a seguir:

Qualidade do produto final

Preço

Prazo de entrega

 

  • Fornecedores de serviços de transportes

Os critérios para avaliar estes fornecedores são apresentados a seguir:

Capacidade de resposta

Preço

Condições de pagamento

 

  • Fornecedores de serviços (formação, laboratórios de calibração de EMM, ensaios de produto final)

Os critérios para avaliar estes fornecedores são apresentados a seguir:

Prazo de entrega

Preço

Condições de pagamento

 

O IAF pode variar entre 0 e 100.

Os fornecedores são classificados em classes, de A a D, de acordo com a tabela seguinte:

Classe

Intervalo

Classificação

A

IAF ≥ 80

Excelente. Fornecedor aprovado e preferencial.

B

60 ≤ IAF< 80

Bom. Fornecedor aprovado.

C

40 ≤ IAF< 60

Regular. Fornecedor aprovado com oportunidades de melhoria.

D

< 40

A melhorar/excluir. Fornecedor com oportunidades de melhoria de implementação imediata.

 

Os fornecedores classificados com A ou B são fornecedores aprovados.

Os fornecedores C e D são informados sobre o seu desempenho e é solicitado a implementação de medidas corretivas para os pontos fracos.

Aos fornecedores D apenas serão efetuadas encomendas se não houver alternativa no mercado.

 

Politica da Qualidade assinada_01-2023